Quando a gente nasce com algum tipo de problema ou a vida lhe obriga a conviver com alguma imperfeição, o aprendizado sobre o que é amor próprio é um dos primeiros e mais importante.
Agora, estudando o assunto, fico me perguntando o que veio primeiro: a gagueira ou a baixa auto-estima? Chego a conclusão de que independente do ovo ou a galinha terem vindo antes, um problema alimenta o outro problema.
Quando existe algo porque lutar, você aprende que o amor próprio e a garra são suas mais poderosas armas e que apesar de qualquer "defeito" que exista em você, Deus lhe fez perfeito.
Aonde eu quero chegar com essa conversa toda?
Nós mulheres, quando meninas, ouvimos todos os contos de fadas em que a pobre jovenzinha é humilhada, aceita a humilhação, se sente um lixo mas no fim, como prêmio pela sua resignação e baixíssima auto-estima, casa-se com um príncipe maravilhoso e vive feliz para sempre, mas ninguém pensa o quanto é chato conviver com alguém que se sente inferior e deixa-se ser humilhado. Resumindo, quanto mais "humilde" e mais rebaixada se sentir, mais rápido o seu prêmio chegará.
E acho que é por essas histórias contadas incansadamente que a grande maioria das mulheres tem o péssimo costume de cultivar a baixa estima sobre si mesmas, só sabem falar sobre seus defeitos e esquecem-se de ver o que existe de belo em seus corpos e personalidades, ta aí a campanha da DOVE para comprovar o quanto não nos vemos como somos.
Gente, não é porque a Gisele Bündchen ganha milhões com um rosto bilateralmente perfeito, e nem por isso o mais bonito, que todas precisamos ser dessa forma. Até porque se assim fosse, talvez o procurado pelos olheiros da moda seriam aquelas com assimetrias faciais, as diferenças, os tão más ditos "defeitos".
Só acho que não devemos esperar um problema físico ou emocional para colocarmos nosso amor próprio em prática. Não é errado ter uma alta auto-estima, é só você dizendo para o mundo que Deus lhe fez a imagem e semelhança Dele e que por isso você é perfeita e merece o que a vida tem a oferecer e que pode lutar e conquistar o que deseja.
Ame-se, porque isso ninguém fará por você e não espere alguém lhe dizer o quanto é bonita, olhe-se no espelho e diga isso, sinta-se linda.