sexta-feira, 24 de julho de 2009

A síndrome do 1º emprego

Fiz tanto currículo virtual ontem, que agora a noite, ligando o note para escrever isso, no lugar da senha eu coloquei meu CPF completo, sem pontos ou traços. Eu mereço.

E falando nisso...
Já viu coisa mais complicada do que conseguir o primeiro emprego? Um acanhamento que trás junto o nervosismo, juntamente com a sensação de que as mãos são muito grandes e não ficam bem postas em lugar algum.
A procura do primeiro emprego começa com um grande dilema: CURRÍCULO.
Qual modelo? O que colocar? Como colocar? Com ou sem foto? E mais outras dezenas de pequenos detalhes qe podem tirar ou dar a vaga tão cobiçada a nós.
2º problema: EXPERIÊNCIA. Como? What? É o 1º emprego, 0 experiência profissinal (pelo menos nisso eu não me encaixo)
3º problema: Onde LEVAR o currículo? Inicio de faculdade, não sei nada sobre o meu curso ainda, quer dizer, ele começa semana que vem. Só terei introdução atudo que se possa imaginar. O que eu terei a oferecer na minha área? Que áreas é certo eu querer nessa fase? Que tipo de instituição poderá querer me contratar?
4º probleminha: A ENTREVISTA. Já li dezenas, talvez centenas de reportagens ensinando como se portar em uma entrevista de emprego: Roupas discretas, educação,elegância, delicadeza, boa dicção, boa postura, olhar nos olhos quando falar e ouvir. Tudo o que seu pai e sua mão sempre lhe diziam quando você ia visitar a sua tia-avó.
Não sei qual é o 5º problema, não passei da entrevista ainda, que por assim dizer foi só uma.
No meu primeiríssimo emprego (projeto de emprego) eu não fiz entrevista. Eu fui chamada para trabalhar por que disse a diretora da escola que eu tinha interesse em um cargo de bolsista. No ano letivo seguinte ela me chamou dizendo ter aberto uma vaga que ela era minha se eu a quisesse. OBA! Pulei de alegria (escondido da chefe) por algumas dezenas de reais. Mas valeu a experiência, pelo menos isso e alguns bons cursos eu tenho no meu temível currículo. Me desejem sorte!

Mudando de assunto...
tenho 14 dias pelas frente para ter saudade. Quer dizer, a saudade já começou anteontem 1 milésimo de segundo depois que terminou o último último beijo.
Um celular desligado me deixou bastante preocupada, mas hoje já recebi a notícia de que está tudo bem. Prometo de daqui a 14 dias estarei aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom Dia senhores passageiros. Após a viagem deixem suas sugestões, críticas ou comentários se for de seu interesse. Obrigada!